sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Ser e Fazer

No fim da manhã, acordei…de imediato uma dezena de responsabilidades e projectos se apoderaram da calma que invadia a minha cama e me atiraram para o chuveiro. Limpei, depois, o embaciado do espelho e fiquei longos minutos me olhando…não que estivesse vendo algo, na verdade, eu nem estava vendo nada. E foi exatamente aí que eu me dei conta que todos os dias eu sinto a mesma sensação, como se eu fosse transparente, invisível aos meus próprios olhos. E num segundo eu enlouqueci novamente…Viajando de volta ao passado, eu quis somente poder encher-me de sorrisos e gargalhadas estridentes. Sentir o calor que só as drogas me trazem e viver eternamente por entre loucuras, alucinações e sonos profundos. Tenho a sensação que só de viajar pelos meus pensamentos, sorri para o meu reflexo no espelho. Podia tê-lo feito…em tempos, tê-lo-ia com certeza feito. Mas hoje foi diferente. Não pelos outros, nem por algo, mas por mim mesma. Porque sim mãe, eu fui incrivelmente feliz e vivi tudo o que havia para viver, sobrevoei alturas impensáveis e habitei os melhores céus do universo, conheci oceanos e caminhei por cima de mastros de luz absurdamente belos, mas eu também perdi tanto. Perdi a possibilidade de voltar a dançar, perdi a minha alma e pedaços de mim por aquelas ruas sombrias, perdi a cabeça quando enchi as minhas veias de químicos que quase me mataram, perdi o respeito por ti e por mim, perdi a noção da razão e do racional, no fundo, perdi-me inteiramente. E ainda que tudo isso faça parte da minha história e me tenha feito crescer à velocidade da luz, eu não quero perder-me mais mãe.
E foi ao pensar em tudo isto que eu me comparei mais uma vez a ti, porque quando eu não me vejo vazia, eu me vejo como um protótipo das tuas próprias escolhas e desgraças. Eu lembro dos momentos em que o pouco que tu comias, andavas ao mesmo tempo, de uma lado para outro da casa, na esperança de gastar as míseras calorias que te atormentavam, e todo aquele exercício físico irracional que tu fazias…já o cheguei a fazer.
Lembro do teu caderninho laranja que nunca largavas, onde anotavas cada caloria que consumias e cada quilo que emagrecias…espantosamente, acabei tendo um caderno idêntico.
Lembro de toda aquela tua fraqueza, da tua incompreensível indiferença perante o mundo, da tua desistência, e do caminho onde isso te levou. E eu simplesmente não quero ser assim, eu não quero ser uma perdedora!
Não quero ser forte só porque tenho minhas veias infestadas de uma força quase letal, não quero seguir os teus passos e voltar a ficar doente, não quero nunca mais ter de cortar meu próprio corpo só para sentir que a dor foi embora, não quero…eu não quero ser assim nunca mais.
E é por tudo isso, que hoje eu te digo que eu vou renascer. Amanhã vou resolver todas as conversas que por alguma razão foram adiadas, vou levantar-me de manhã e vou pela primeira vez contemplar o sol, vou sair de casa e cheia de energia cumprir parte dos meus projectos, vou mudar a cor do cabelo e sentir que é um recomeçar. Vou procurar a minha tatuadora e dizer-lhe que é tempo de marcar em meu corpo uma nova vida. Vou arrancar o papel de parede do quarto e colocar um novo, cheio de frases positivas…e tudo o que faltar fazer, não importa quanto tempo levará…desta vez eu consigo!

45 comentários:

Anônimo disse...

passou-se mesmo contigo?:o sim, tens que dar uma reviravolta na tua vida, muda de lugares, muda tudo, conhece novas pessoas, diverte-te. ya é complicado fazer isso tudo de um dia po outro, mas com força de vontade e ajuda tudo se consegue :) FORÇA :D

ema santos disse...

sim linda, passou-se :/ e como ando com alguns problemas numa relação, às vezes é muito fácil cair novamente, Mas desta vez não será assim!
Vou mudar tudinho...é disso que eu estou a precisar...e obrigada pela força ;)

Marina Lopes disse...

És mesmo tu? Não consigo ver-te neste discurso, mas fico mega feliz por ti. É esse o espírito, não sei o que motivou essa mudança mas é nisso que tens de encontrar inspiração...

Anônimo disse...

mas cortares o teu corpo nao resolve de nada, nao muda a situaçao fica tudo igual. e esses problemas na relaçao nao podes ficar preocupada só com isso, pq uma relaçao sim é muito importante mas o teu corpo e a tua vida sao mais importantes do que qualquer outra coisa. Se tens essa força toda dentro de ti que te faz querer mudar tudo e seres feliz aproveita :) forte todas as pessoas sao, basta sabermos utilizar essa força nos momentos em que realmente precisamos, e precias de utilizar essa força agora. como disses-t vais mudar tudo e assim é que tem de ser :D
nao tens que agradeçer :D Gosto que as pessoas sejam felizes, e agora lendo os teus textos quero que sejas MUITO FELIZ :D

ema santos disse...

»Menina Lopes » sessões de terapia consigo sempre teriam de dar algum resultado não é?! ;P

ema santos disse...

»B'C» fica tudo igual mas a dor parece que voa para outro lugar, magoar-me a mim mesma acalmava-me tanto!
Sim tens razão, e é precisamente isso que eu vou fazer daqui para a frente, cuidar de mim porque eu sei que sou capaz.

Ohh és tão querida :D

Anônimo disse...

os problemas ficam mas as marcas permanecem no teu corpo, logo nao ia resolver nd, só ia fazer com qe estragasses o teu corpo. uma forma de acalmares sem teres de estragar nda que seja teu, é falares com pessoas, divertires-t, fazeres atividades, tudo tem soluçao :)
Claro que es capaz :D

nao sou nada ahahah :)

Marina Lopes disse...

Não me digas... bem, se foi isso fico ainda mais contente :D
Começo a achar que ia ter futuro :|

mitra_g_dance disse...

Amoooooor :C amo-te amo-te amo-te

ema santos disse...

»B'C tens razão, mas eu tenho tendencia para fazer estupidez....

(e és sim:D )

ema santos disse...

» Menina Lopes» nãoooo ias, vaiiiiis

ema santos disse...

»Mitra__amor :( tenho tantas saudades tuas...estive mesmo pouquinho tempo contigo estas férias. mas agora eu vou estar mais contigo minha manita

Anônimo disse...

na minha opiniao, nao é teres tendencia para a estupidez, é uma forma que pensas que tudo se pode resolver, masmo sabendo que n se resolve assim.
Mas vais ver que es capaz de ultrapassar isso :)

( se tu teimas em dizer que sim, n posso fazer nda xD :D, obrigado entao por dizeres isso :) )

e tu es bue simpatica :)

ema santos disse...

é, é mesmo isso... talvez um dia eu seja uma pessoa "normal" :D

acho muito bem, porque eu tenho "quase" sempre razão ahaha

ohhh não sou nada, parece-te ;P

Anônimo disse...

Mas tu és uma pessoa normal :D
mauu, mas n tens que achar nada -.- ahahahah tou a brincar :)

é assim, ''se fores com eu'' na internet até se fala bem, mas depois cara a cara fico bue envergonhada e um bocado antipatica(conform se for com a cara da pessoa ou na) xD

mas pelo que dás a entender és simpatica :)

ema santos disse...

sou sou....devo ser ;)

ahahaha também já fui assim, mas agora sou muito pouco envergonhada...se gosto da pessoa sou enes querida,acho que às vezes até demais, se não gosto esquece, sou do pior

Obrigada minha linda tu também pareces muito muito querida e simpática

Anônimo disse...

tou a falar a serio, tu es uma pessoa normal, acredita :D

é assim se eu achar a pessoa muito fixe, simpatica, vedadeira e issas cenas tambem sou bue simpatica e social mas continuo um bocado envergonhada xD
mas s n gstar nao falo com grand entusiasmo e simpatia é mais respostas ao desprezo xD

Obrigadoo :D

ema santos disse...

Tu a mim pareces-me 5*...e mesmo pessoalmente acho que também o deves ser, porque aqui és tão querida que não conseguirias mudar muito. Mas se não gostares das pessoas aí sim acredito que sejas menos simpatica e é normal

Anônimo disse...

tambem me pareces ser uma rapariga 5* :D

epa isto de receber elojios n é tdos os dias :$ obrigadoo :D :$

ema santos disse...

ahahah tens razãoooo, isto é um previlégio ;)
Obrigada querida

Anônimo disse...

o que é que é um priviliegio? receber elojios teus ou dares elojios a pessoas que te sao desconhecidas? ( agr fiquei à toa xD )

De nadaaa :D

ema santos disse...

Nem um nem outro ahah Eu receber elogios teuuuus ;)

Anônimo disse...

ahahah :)
eu tava a agradeçer os teus elogios :o xD :)

eu só dou elogios às pessoas quando as palavras que vou dizer sao verdadeiras :) e eu acho-te mesmo simpatica e ao contrario do que dizes tu es uma pessoa NORMAL :D :D

nao costumas receber elogios é?

ema santos disse...

ahaha não precisas agradecer :)


ohhh ves como és querida...obrigada por tudo o que dizes e por ser sincero o que pensas

sim recebo mas não presto muita atenção...sempre acho que são mentirinhas

Anônimo disse...

nao tens que agradeçer, eu so gst d dizer as verdades e tudo o que disse foi mesmo verdadeiro :) ( provavelmente muita gente ja te disse o que te tou a dizer, em relaçao as palavras serem verdadeiras, mas tou mesmo a falar a serio:) )

o que digo nao sao mentirinhas, acreditas? ( provavelmente nao acreditas xD )

mitra_g_dance disse...

(....) ahah acho bem que elogiem a minha maninha, ela é a melhor pessoa do mundo ;)

mitra_g_dance disse...

ah e sim, escreve muito muito bem...
e é lindaaaaa....
e dança que é um estrondo....
e é a pessoa mais humana que conheço...

Anônimo disse...

(mitra_g_dance) sim deves ter toda a razao no que disses-t :)
ela parece-me ser uma pessoa espetacular :)

ema santos disse...

opah é que não se pode estar ausente do blog que as meninas começam logo aqui uma conversa de quintal nas minhas COSTAAAAAAS! DEviam ter VERGONHAAAA!!!! estou a brincar pronto ;)
»B'C eu não acho que mintas mas custa-me sempre acreditar em elogios :D

E tu menina Mitra ficas a saber que depois distooooo vais preparar a tua coreografia SOZINHAAAAA! E durante 2 semaninhas (no minimoooo) não me pões a vista em cima!!!!!! Parvalhona pah...
»a brincar amooor! E obrigada pelo que disseste mas não é verdade...dançar estamos uma merdinha do joelho e das costinhas, linda(esta parte nem comento a sério), humana tem dias!

B'C »»»não acredites em nada do que ela diz...a sério ela tem um disturbiozinho mental ;P

Anônimo disse...

eu percebo-te :) mas se continuarmos a falar e nenhuma d nós deixar o blog, talves consigas acreditar d verdade :)

eu vou acreditar em tudo o que a tua amiga disse, porque eu acredito nisso :)

podias grvar um video de uma coreografia vossa e metiam no youtube pa eu ver :) ( se é que ja n têm xD )
gosto bue de dança :)

ema santos disse...

ahaha talvez talvez acredite um diaaaaaaa ;) mas obrigada a ambas por todo o carinho
(ela é uma aldrabona, não acredites ahah)

sou meia timida nisso além disso já não danço mesmoooo a sério a algum tempo por causa de uns problemas fisicamente, estou a tentar recuperar e depois se conseguir eu mostro-te

Anônimo disse...

ahaha, tá bem, vamos ver se esse dia ira existir xD

nao tens qe agradeçer :) é que coraçao msm :D
( n é nda aldrabona, tnho praticament a certeza q ela disse a vdd :D )

mas olha, se nasces-t com esse dom de dançar e se danças bem, n é o tempo que vai fazer com que ja n dançes nda :)
o que é q aconteceu pa ficares mal fisicament? estas a tentar ou a conseguir?
ta bem :D obrigado :)

ema santos disse...

tenho que agradecer siiiiiim :)
é uma aldrabona é ;) a brincar, gosto muito dela

Tive um acidente enquanto dançava alguns anos. Estava totalmente drogada e ao fazer um salto cai sobre uma trave e parti o joelho, o nariz e fracturei a coluna :/ e segundo os medicos, não convém dançar mais.

Anônimo disse...

tens nada que agradeçer :)
eu sei que tas a brincar xD :)

:o, entao mas tavas drogada e foste fazer saltos? es maluquinha tu xD mas tas a conseguir melhorar? esta tudo a voltar ao normal? :o vais deixar d dançar por completo?
espero que fiques muito BEM mesmo :D

ema santos disse...

Eu fazia sempre, e conseguia...achava que ia conseguir sempre mas nesse dia não ;C
não nem por isso, às vezes eu acho que sim, que estou optima mas nunca mais consegui fazer o que fazia antes, dançar como dançava antes entendes? Alem disso quando danço fico cheia de dores nas costas principalmente. Não quero deixar de dançar por completo mas não sei ;C

Obrigada minha linda obrigada mesmo

mas tu também danças?

Anônimo disse...

:o pois nem sp tudo corre como devia... sim eu entendo-te, quando sao acidentes assim com mtos danos é complicado tudo voltar ao normar rapidamente, mas vais ver que um dia aos poucos e poucos tudo vai voltar a ser o que era :)
em relaçao as dores nas costas, tens que tentar n fazer muitos movimentos bruscos para isso n piorar, sim? :)

De nada, a serio :)

achas? eu dançar, nem penses nisso, nao tenho jeitinho nenhum... mas confesso que AMAVA saber :)

ema santos disse...

Sim eu vou tentar linda obrigada

Podes aprender tola...

(desculpa a resposta tão rapida mas não estou muito bem hoje desculpa)

Anônimo disse...

De nadaa :D
posso nada, so se for pa aleijar algueum xD

( nao faz mal, nem tdos os dias temos a mesma disposiçao... queres falar? )

Anônimo disse...

*alguem

ema santos disse...

Desculpa mesmo a sério

»como já deves ter percebido acabei com a menina que namorava. e é uma merda pq já estavamos juntas à muito muito tempo

Anônimo disse...

nao tens que pedir desculpas, a serio :)

é dificil é sp dificil quando se acaba com alguem que gostamos e ja estamos à muito, no principio vai custar muito, mas vai passar, tenho a certeza disso.
Vais ficar bem, vais ver :)

ema santos disse...

Espero bem que passe rápido...não gosto de andar a chorar pelos cantos, de ficar fechada em casa e com cara de funeral...eu não sou assim

Anônimo disse...

rapido nao te digo que passe, mas aos poucos e poucos posso te garantir que passa :)
mas vais ver que vais ter mais alegrias do que tristezas, isto é so mais um ''episodio'' que acontece na tua vida, mas que depois passa e fica tudo bem dnvo, quando deveres por ti, ja estas feliz de nvo :)

ema santos disse...

Espero bem...mas também espero que volte a ser feliz sim, mas com a pessoa que eu sempre fui

Anônimo disse...

Tu vais SER BASTANTE FELIZ MESMO :D